Para ingressar no programa, os candidatos concordam em atender aos requisitos abaixo, a fim de realizar o exame e obter a certificação.

Documentos e formulários obrigatórios: 

Os formulários devem conter a assinatura do candidato e os documentos vencidos não serão aceitos.

Importante: Todos os documentos devem ser digitalizados e enviados para o e-mail certificacao@iiabrasil.org.br.


Formação acadêmica e experiência: Os candidatos tornam-se elegíveis para o CGAP, desde que cumpram as exigências abaixo:

 

Formação acadêmica e período de experiência
Diploma de bacharel Três anos de experiência comprovada
Cursos tecnológicos (2 anos) Cinco anos de experiência comprovada
Sem curso superior Sete anos de experiência comprovada

 

O programa de certificação CGAP passa por um processo de reestruturação e será obrigatório que os candidatos a essa certificação concluam com êxito a Parte 1 do exame CIA (antes ou depois da aprovação do exame CGAP).


Documentos permitidos para comprovação de graduação: 

  • Cópia do diploma;
  • Carta da instituição de ensino confirmando a formação.

Obs. : diplomas de pós-graduação ou mestrado substituem 12 meses de experiência.


Conduta profissional:  Os candidatos à certificação devem fornecer uma referência de caráter, assinada por um profissional qualificado. O formulário deve ser preenchido pelo superior do candidato ou por um profissional com certificação CIA, CCSA, CFSA CGAP, ou CRMA.


Período de elegibilidade:  O programa de certificação exige que um candidato complete o processo em quatro anos. Do contrário, todas as taxas pagas e/ou aprovações dos exames serão anuladas.


Confidencialidade:  Os exames das certificações internacionais não são divulgados. Os candidatos concordam e comprometem-se em manter em confidencialidade dos conteúdos dos exames, os quais devem ser discutidos, única e exclusivamente, com o departamento de certificações do IIA Brasil. A divulgação não autorizada desses materiais implicará na quebra do Código de Ética e, consequentemente, na desqualificação do candidato.


Código de Ética: O Código de Ética estabelece os princípios e as expectativas que regem o comportamento dos profissionais e das organizações na condução da Auditoria Interna. Ele descreve os requisitos mínimos de conduta e expectativas de comportamento em vez de atividades específicas. Os candidatos ao CGAP concordam em obedecer ao Código de Ética estabelecido pelo IIA.

 

Educação Profissional Continuada (CPE): Após obtenção da certificação, o profissional certificado deve manter seus conhecimentos e habilidades, além de ficar por dentro das melhorias e desenvolvimentos da profissão através dos requerimentos exigidos pelo Programa de Educação Continuada (CPE). 

Mantendo os registros: É de responsabilidade do profissional certificado assegurar que todas as informações de CPEs estejam corretas e manter a documentação comprobatória por, pelo menos, três anos, após reporte. Durante o período, o IIA Brasil pode solicitar cópias da documentação comprobatória para certificar a conformidade.

  • Exigências: 25% das horas obtidas para o programa de CPE devem ser relacionadas à área de especialidade.

 

Créditos de CPE concedidos CGAP
Para o ano vigente em que a certificação foi obtida 24
Para o ano seguinte à obtenção da certificação 24


Associação ao IIA Brasil: A associação é condição indispensável para usufruir dos serviços do instituto. Para como realizar a inscrição e quais os benefícios para se tornar associado, clique aqui .

Etapas do programa Valores Questões Duração
Taxa de habilitação R$360 - -
Exame CGAP R$1.240 115 2h55m

 

Idiomas disponíveis
Inglês, espanhol, italiano, chinês e turco.


Taxa de habilitação: Essa taxa é cobrada no ato da inscrição, junto com o exame. Destinada à manutenção do programa de certificação, ela possui validade de quatro anos.


Taxa de inscrição e pagamento do exame: A taxa de inscrição é o valor pago por cada exame e/ou tentativa. A cobrança somente será realizada após análise e aprovação da elegibilidade do candidato, que ocorrerá dentro de três dias úteis, respeitando a opção e o prazo de pagamento negociado entre as partes.


Agendamento do exame: O candidato receberá (por e-mail) a carta de autorização para agendamento do exame com as devidas instruções, em até 10 dias úteis a contar da data de confirmação de pagamento das taxas. Os exames são realizados nos centros de testes da Pearson VUE. Para verificar o endereço do centro de testes mais perto de você, clique aqui .

O exame do CGAP testa o conhecimento de um candidato sobre as práticas internacionais de auditoria para o setor público.

As seguintes normas serão testadas:

  • Proficiência* das normas do IPPF (Código de Ética, Normas e Orientações Práticas);
  • Conhecimento** sobre a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores (INTOSAI, em Inglês).


CGAP – os quatro domínios: 

Domínio 1: Governança e Estruturas de Risco e Controle (10-20%) 
Domínio 2: Práticas de Auditoria Governamental (35-45%)
Domínio 3: Técnicas e Habilidades na Auditoria Governamental (20-25%)
Domínio 4: O Ambiente da Auditoria Governamental (20-25%)

Para mais informações sobre a prova, favor enviar e-mail para certificacao@iiabrasil.org.br


*Nível de proficiência: o candidato deve ter conhecimento abrangente e capacidade para aplicar os conceitos dos tópicos listados.

**Nível de conhecimento: o candidato deve ter conhecimento da terminologia e os fundamentos dos conceitos listados.

Receba nossa newsletter