Avaliação da Qualidade do Departamento de Auditoria Interna
Há quase duas décadas, o The IIA realiza Avaliações da Qualidade dos Departamentos de Auditoria Interna para organizações do setor público e privado (diferentes portes) em diversas regiões do mundo. Desde o início de 2013, o Instituto dos Auditores Internos do Brasil (IIA Brasil) passou a gerir esse serviço e a oferecê-lo a empresas no país.
Essa avaliação trata-se de uma análise da conformidade da função de Auditoria Interna, das normas definidas no IPPF (Estrutura Internacional de Práticas Profissionais), bem como de outros regulamentos que afetam a profissão. O processo tem duração de duas ou três semanas, dependendo do tamanho da organização e do departamento de Auditoria Interna. Ele é realizado por uma equipe de consultores com vasta experiência na carreira e alinhados com as últimas inovações e tendências do segmento.
Como resultado dessa análise, emite-se um relatório de recomendações para mudanças nos procedimentos e políticas – alinhamento com as melhores práticas da área e programas de capacitação profissional. Caso a empresa esteja cumprindo com os mais elevados padrões em Auditoria Interna, uma certificação com o selo de qualidade comprovada do IIA será concedida.
A quais perguntas a Avaliação da Qualidade (Quality Assessment [QA]) responde?
- Como é vista a atividade de Auditoria Interna na organização?;
- Como posso garantir ao Conselho que estou trabalhando corretamente?;
- Nossa atividade de Auditoria Interna contribui suficientemente para a melhoria dos processos de gestão de riscos, controle e governança?;
- O plano de auditoria está adequado?;
- Estamos organizados corretamente?;
- Contamos com os recursos apropriados?;
- Utilizamos os recursos de um modo eficaz e eficiente?;
- Os trabalhos de auditoria são realizados com o devido cuidado profissional?;
- Utilizamos e estamos alinhados com as melhores práticas internacionais (IPPF)?.
Sua empresa já possui um Programa de Qualidade e Melhoria para o Departamento de Auditoria Interna?
O Programa de Avaliação da Qualidade também é desenhado para permitir uma análise da correspondência da atividade de Auditoria Interna com a própria definição da carreira, identificando sua aderência ao Código de Ética. O processo também avalia a eficiência e a eficácia da atividade de Auditoria Interna e aponta oportunidades de melhoria.
Para mais informações, acesse o Guia Prático “Programa de Avaliação de Qualidade e Melhoria da Auditoria Interna”.
Entre em contato através do e-mail treinamento@iiabrasil.org.br e saiba mais
Avaliação da Qualidade do Departamento de Auditoria Interna
Há quase duas décadas, o The IIA realiza Avaliações da Qualidade dos Departamentos de Auditoria Interna para organizações do setor público e privado (diferentes portes) em diversas regiões do mundo. Desde o início de 2013, o Instituto dos Auditores Internos do Brasil (IIA Brasil) passou a gerir esse serviço e a oferecê-lo a empresas no país.
Essa avaliação trata-se de uma análise da conformidade da função de Auditoria Interna, das normas definidas no IPPF (Estrutura Internacional de Práticas Profissionais), bem como de outros regulamentos que afetam a profissão. O processo tem duração de duas ou três semanas, dependendo do tamanho da organização e do departamento de Auditoria Interna. Ele é realizado por uma equipe de consultores com vasta experiência na carreira e alinhados com as últimas inovações e tendências do segmento.
Como resultado dessa análise, emite-se um relatório de recomendações para mudanças nos procedimentos e políticas – alinhamento com as melhores práticas da área e programas de capacitação profissional. Caso a empresa esteja cumprindo com os mais elevados padrões em Auditoria Interna, uma certificação com o selo de qualidade comprovada do IIA será concedida.
A quais perguntas a Avaliação da Qualidade (Quality Assessment [QA]) responde?
- Como é vista a atividade de Auditoria Interna na organização?;
- Como posso garantir ao Conselho que estou trabalhando corretamente?;
- Nossa atividade de Auditoria Interna contribui suficientemente para a melhoria dos processos de gestão de riscos, controle e governança?;
- O plano de auditoria está adequado?;
- Estamos organizados corretamente?;
- Contamos com os recursos apropriados?;
- Utilizamos os recursos de um modo eficaz e eficiente?;
- Os trabalhos de auditoria são realizados com o devido cuidado profissional?;
- Utilizamos e estamos alinhados com as melhores práticas internacionais (IPPF)?.
Sua empresa já possui um Programa de Qualidade e Melhoria para o Departamento de Auditoria Interna?
O Programa de Avaliação da Qualidade também é desenhado para permitir uma análise da correspondência da atividade de Auditoria Interna com a própria definição da carreira, identificando sua aderência ao Código de Ética. O processo também avalia a eficiência e a eficácia da atividade de Auditoria Interna e aponta oportunidades de melhoria.
Para mais informações, acesse o Guia Prático “Programa de Avaliação de Qualidade e Melhoria da Auditoria Interna”.
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