Mãe auditora: como lidar com os desafios do dia a dia e o sucesso profissional
12/05/2023
Ex-conselheira do IIA Brasil, Monique Sausmikat explica a melhor forma de aplicar um bom gerenciamento de rotina.
A maternidade é um grande desafio em todas as culturas, especialmente quando é necessário conciliar a vida pessoal e profissional. Na sociedade moderna, as mulheres têm conquistado cada vez mais posições de destaque no mercado de trabalho. Mas como lidar com tantas responsabilidades ao mesmo tempo?
Monique Sausmikat, ex-conselheira de administração do IIA Brasil e chefe de auditoria interna na Empresa Gestora de Ativos (Emgea) acredita que para equilibrar o papel de mãe auditora é importante que haja “parceria, delegação e sistematização das rotinas”.
Nesse contexto, aplicar processos bem estruturados pode garantir uma maior produtividade e qualidade nas atividades empresariais, permitindo que as mães conciliem seu tempo para que possam se dedicar à família e a si mesmas.
“Fui auditora antes de ser mãe. Grávida, com bebês pequenos, e sou, agora, com eles quase entrando na adolescência. A rotina de viagens e de concentração fez parte dessas minhas fases. Ouso dizer que sei quais são os desafios em conciliar tudo isso. Como qualquer outra profissão, que exige um pensamento analítico e focado, o desafio é conviver com a necessidade de acessar as demandas da maternidade e voltar ao foco sem que se perca a qualidade em ambas as tarefas”, informou Sausmikat.
Com a globalização, o mundo digital e a disponibilidade de ferramentas ajudaram a otimizar o dia a dia, mas também potencializou o imediatismo. Para Monique, que aprendeu a administrar sua rotina após erros e acertos, algumas alternativas fundamentais para a gestão do tempo é saber quais demandas exigem prioridade. Segundo ela, os resultados são ganhos na entrega e na qualidade. “A melhor forma que encontrei foi implantando o ‘agile’ além do profissional”.
Apesar de muitas conquistas ao longo das décadas, por causa da desigualdade de gênero muitas mulheres ainda enfrentam diversos desafios no mercado de trabalho, principalmente se estiverem grávidas ou com filhos pequenos. Segundo uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em março de 2021, apenas 54,6% das mulheres com filhos pequenos estavam empregadas, enquanto o número de homens empregados com filhos pequenos era de 89,2%.
A partir das lições aprendidas durante sua trajetória, Monique Sausmikat recomenda que as mulheres mães e auditoras criem estratégias para lidar com a maternidade e o sucesso profissional.
“Desenhe ou estruture uma estratégia para a sua vida como um todo. Responda questões sobre o seu propósito e como anda o seu tempo com Deus, com a sua família, trabalho, saúde física e mental, diversão e prazer; com seus amigos, finanças, profissão e suas competências. Crie objetivos ou ações fáceis de executar para cada uma dessas coisas e os façam ficar em equilíbrio. Você logo verá frutos, vai sentir aquele prazer de dever cumprido e vai amar tudo isso”.
Vencer todos esses desafios diariamente reforça a ideia de que as mulheres sempre foram e ainda continuam sendo símbolo de garra e persistência, dentro ou fora de uma auditoria interna. Reconhecer essas qualidades é importante, porque o empoderamento feminino pode estimular mais igualdade salarial e dar poder para outras mulheres que buscam por oportunidades no mercado de trabalho.
Esses sentimentos e virtudes associados à maternidade, como o amor, generosidade e força, são celebrados anualmente no Dia das Mães, sempre no segundo domingo de maio. Esta é uma das datas comemorativas mais importantes no país, por isso a equipe do IIA Brasil parabeniza todas as mães, em especial nossas auditoras. A vocês, todo nosso carinho e admiração.