HOME > Notícias > Mês da Conscientização Sobre Auditoria Interna: Mais Do Que Simplesmente Falar

Mês da Conscientização Sobre Auditoria Interna: Mais Do Que Simplesmente Falar

Mês da Conscientização Sobre Auditoria Interna: Mais Do Que Simplesmente Falar
06/05/2019



Fiquei emocionado ao anunciar recentemente que o The IIA ultrapassou os 200.000 membros. Esse importante marco não poderia ter sido conquistado em um momento melhor do que no Mês Internacional de Conscientização Sobre a Auditoria Interna, nosso esforço anual coordenado globalmente para aumentar a conscientização sobre nossa maravilhosa profissão.

 

O The IIA, juntamente com suas filiais na América do Norte e mais de 100 institutos afiliados ao redor do mundo, promoverá o valor que a auditoria interna agrega ao fomento de um gerenciamento de riscos, controle interno e governança corporativa mais fortes. O mês de conscientização oferece uma oportunidade para que os profissionais planejem eventos, reúnam proclamações e façam outras divulgações para aumentar não apenas a conscientização, mas também a valorização do trabalho vital de avaliação e aconselhamento que fazemos.

 

O orgulho da profissão deve ser evidente todos os dias do ano, mas fico empolgado quando chega o #IIAMay. Sempre me impressiono com a criatividade e a paixão que nossos membros exibem ao promover a profissão — de desfiles e proclamações a dias de carreira e até mesmo flash mobs.

 

Claro, a intenção do Mês Internacional de Conscientização Sobre a Auditoria Interna é que os profissionais construam relacionamentos mais fortes com os stakeholders, conscientizem sobre o valor que a auditoria interna agrega às organizações e, mais importante, façam jus à imagem que estamos criando para a profissão.

 

Em todo o mundo, o The IIA e seus afiliados promovem a auditoria interna como um componente vital do sucesso organizacional. Defendemos a necessidade de preservar a independência e a objetividade. Criamos e nutrimos relacionamentos com grupos de stakeholders e outros órgãos afins, para promover as Normas Internacionais para a Prática Profissional de Auditoria Interna do Instituto. Através da liderança inovadora, orientações e ferramentas educacionais, preparamos os profissionais para se tornarem verdadeiros conselheiros confiáveis para seus stakeholders.

 

Conforme passa o Mês de Conscientização, deixe que cada comemoração sirva como um lembrete dos passos importantes que cada profissional deve dar para melhorar seu serviço aos stakeholders. Nesse sentido, acredito que existem três áreas em que podemos fazer mais:

 

  • Obtenha uma certificação CIA. A principal certificação do The IIA, o CIA, sinaliza aos stakeholders nosso compromisso com a excelência da auditoria interna. O CIA tem sido um símbolo de distinção para cerca de 160.000 profissionais que passaram nas provas desde que foi criado há 45 anos. É, hoje, uma garantia mundialmente reconhecida do serviço de auditoria interna de alta qualidade por parte do profissional certificado.

 

  • Esteja em conformidade com as Normas. Nenhuma profissão de verdade pode existir sem normas em relação às quais seus membros sejam cobrados. Apesar da acessibilidade das Normas a todos os membros, a conformidade é decepcionantemente pequena. Embora a não conformidade, ou conformidade seletiva, com as Normas possa ser conveniente a curto prazo, pode ser desastrosa como estratégia de longo prazo. De fato, no atual ambiente econômico volátil e dinâmico, os stakeholders exigem o alto desempenho associado às funções de auditoria interna que estão em conformidade com as Normas. Aqueles que não entregam estão condenados a serem marginalizados em sua organização, ou pior.

 

  • Abrace a inovação. Para qualquer um se tornar um auditor interno de sucesso no século XXI, é fundamental aproveitar a tecnologia e abraçar a inovação. Mas preocupo-me que a profissão não esteja acompanhando o ritmo. Baixas taxas de adoção das tecnologias da próxima geração, como a automação de processos robóticos e a inteligência artificial, abordagens fracas para identificar riscos emergentes e atípicos, e poucas mudanças nos processos de auditoria que existem há décadas sugerem que estamos ficando para trás na curva da inovação.

 

Devemos fazer um esforço conjunto para alcançar a conformidade total com as Normas, aumentar o número de profissionais com a certificação CIA e adotar a inovação. Essas são etapas que ajudarão a profissão a progredir e que levarão um número cada vez maior de profissionais a se tornarem conselheiros confiáveis. Já escrevi muitas vezes sobre não apenas falar, mas também praticar o que se fala. Aproveitemos este Mês Internacional de Conscientização Sobre a Auditoria Interna para praticar o que pregamos.

 

Aguardo seus comentários.

 

Divulgação:

Richard F. Chambers, presidente e CEO do Global Institute of Internal Auditors, escreve artigos

semanais para um blog da InternalAuditor.org sobre assuntos e tendências relevantes para a

profissão de auditoria interna.

 

Tradução: IIA Brasil

Revisão Técnica da Tradução: Roberto Leal Lahorgue, CIA, CCSA, CRMA.

Receba nossa newsletter