Negócios em Foco - Diretor da Universidade de New Jersey revelará impactos da Inteligência Artificial na auditoria
10/09/2019
São mais de 20 livros e 250 artigos técnicos em uma carreira repleta de reconhecimentos internacionais por suas realizações no mundo da auditoria. O húngaro Miklos Vasarhelyi é tido como inspiração para a profissão e é dos keynotes speakers mais aguardados do Conbrai – Congresso Brasileiro de Auditoria Interna, evento que acontecerá entre 15 e 17 de setembro, na capital de Santa Catarina.
Considerado o criador do conceito de auditoria contínua, também chamada de “Analytics” – que visa cruzar dados eletrônicos de forma recorrente – Miklos tem dedicado sua vasta carreira de quatro décadas, identificando soluções tecnológicas que agreguem valor a área contábil. É diretor do centro de pesquisas de contabilidade e sistemas de informação da Universidade Rutgers, tida como instituição de ensino ‘referência global’ em formação contábil.
Ele tem relação muito próxima com o Brasil, pois atuou como professor da PUC do Rio de Janeiro na década de 70. Lecionou ainda nas universidades da Califórnia do Sul, Columbia e do Havaí, além do Instituto Thseseus na França. Suas conquistas no universo acadêmico são reconhecidas pelos principais organismos de contabilidade, tendo recebido o prêmio “Outstanding Educator” concedido pela American Accounting Association (AAA) e o Wasserman Award, da ISACA. No Brasil, o Tribunal de Contas da União (TCU), o condecorou com o Colar de Mérito.
“Ele nos faz refletir sobre o amanha da auditoria, de forma vanguardista, acessível e inspiradora. Será uma apresentação que certamente trará reflexos práticos aos auditores que pretendem estar à frente das constantes quebras de paradigmas que a tecnologia nos impõem”, comenta, Paulo Gomes, diretor-geral do IIA Brasil – Instituto dos Auditores Internos do Brasil, entidade promotora do Conbrai 2019.
Em seus discursos, Miklos é celebre por alertar sobre a importância do que ele chama de ‘Contabilidade Social’, exaltando valores de transparência para que a população conheça os dados de empresas públicas e, de posse delas, possa cobrar trabalho ético de seus gestores.
O professor também dirige o CarLab (laboratório de auditoria e relatórios financeiros contínuos) que lidera o campo mundial de auditoria analítica e contínua. A instituição mantém projetos com gigantes multinacionais como KPMG, Siemens, Proctor & Gamble, AT&T e da brasileira Itaú-Unibanco.
Em sua apresentação são esperados novos insights sobre temas como, Big Data, Bitcoins, Intelligente Process Automation, Disruption, Auditoria 4.0 e Blockchain. Estas questões tecnológicas também serão destaques entre os mais de 30 painéis, durante os dois dias de apresentação do Congresso. Mais informações sobre o Conbrai e a grade completa do evento encontram-se no site: iiabrasil.org.br/conbrai
Serviço
Conbrai – 39º Congresso Brasileiro de Auditoria Interna – Quando: 15 a 17 de setembro
Local: Centro de Exposições – Centrosul – Av. Gov. Gustavo Richard, 850 – Centro – Florianópolis (SC)
Inscrições e informações: eventos@iiabrasil.org.br – Tel.: (11) 5023-1919 – iiabrasil.org.br/conbrai
Sobre o IIA Brasil
O Instituto dos Auditores Internos do Brasil completou 58 anos de fundação sendo uma das cinco maiores entidades da carreira do planeta, entre os 190 países associados ao The Institute of Internal Auditors –The IIA, a mais importante associação do setor no mundo. Referência na América Latina, o IIA Brasil auxilia na formação de outros institutos como o IIA de Angola. No Brasil, a entidade coordena todo o processo de obtenção de certificações internacionais, como o CIA (Certified Internal Auditor), além de promover debates, cursos técnicos, seminários e o Conbrai – Congresso Brasileiro de Auditoria Interna.
Para mais informações visite o site:
https://iiabrasil.org.br/conbrai/
Notícia publicada no site Negócios em Foco