HOME > Notícias > SEGS - “Quality Assessment”: Governança Da Petrobras Distribuidora Obtém Certificação De Alto Nível

SEGS - “Quality Assessment”: Governança Da Petrobras Distribuidora Obtém Certificação De Alto Nível

SEGS - “Quality Assessment”: Governança Da Petrobras Distribuidora Obtém Certificação De Alto Nível
14/12/2018



No país, menos de 20 empresas têm essa chancela por suas práticas corporativas, concedida pelo Instituto dos Auditores Internos do Brasi

A Petrobras Distribuidora acaba de entrar no seleto grupo de menos de 20 empresas detentoras no Brasil do certificado de conformidade com as Normas Internacionais de Auditoria Interna. A BR recebeu essa chancela – de “Quality Assessment” – do Instituto dos Auditores Internos do Brasil (IIA Brasil), em cerimônia na tarde desta quinta-feira, em sua Sede, no Rio de Janeiro.

O “Quality Assessment” analisa a aderência da auditoria interna à Estrutura Internacional de Práticas Profissionais, disseminada pelo IIA. No Brasil, já são certificados grandes bancos, a B3 e algumas sociedades de economia mista que reconhecidamente têm investido muito nos últimos anos no aperfeiçoamento de suas práticas de governança corporativa, como Sabesp, Banco do Brasil e Petrobras.

"A certificação ajuda a comprovar que o Conselho de Administração, o Comitê de Auditoria Estatutário e a Diretoria Executiva da Petrobras Distribuidora promoveram os esforços necessários para que a auditoria interna esteja alinhada às Normas Internacionais, atuando com independência e imparcialidade no propósito de contribuir para a melhoria dos processos de gerenciamento de riscos, controle e governança”, explica Marcelo Fridori, gerente executivo de Auditoria da BR, lembrando que assim também se evidencia o cumprimento pela BR da lei 13.303/16 e do Regulamento do Novo Mercado da B3, nos aspectos relativos à atuação efetiva da auditoria interna.

Para Braselino Assunção, diretor-geral do IIA Brasil, a conquista da Petrobras Distribuidora tem enorme valor, pois a coloca entre as empresas que atingiram o reconhecimento máximo que um departamento de auditoria interna pode obter.

“A QA é a certificação corporativa mais respeitada no mundo, cobiçada pelas principais organizações. E comprova, por minuciosas avaliações, que a empresa - seja pública ou privada - possui estruturas robustas de auditoria. É a validação de que a área está em linha com a Estrutura Internacional de Práticas Profissionais (IPPF), demonstrando padrões elevados de ética, transparência e eficiência”, comenta Assunção.

Sobre o IIA Brasil

O Instituto dos Auditores Internos do Brasil completou 58 anos de fundação sendo uma das cinco maiores entidades da carreira do planeta, entre os 190 países associados ao The Institute of Internal Auditors –A, a mais importante associação do setor no mundo. Referência na América Latina, o IIA Brasil auxilia na formação de outros institutos como o IIA de Angola. No Brasil, a entidade coordena todo o processo de obtenção de certificações internacionais, como o CIA (Certified Internal Auditor), além de promover debates, cursos técnicos, seminários e o Conbrai – Congresso Brasileiro de Auditoria Interna.

 

Notícia publicada no site do SEGS

Receba nossa newsletter