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O Papel do Auditor Interno num Ambiente de Pânico

O Papel do Auditor Interno num Ambiente de Pânico
06/07/2022



O Papel do Auditor Interno num Ambiente de Pânico.

Por Paulo Gomes e Cristiane Casagrande.

A estrutura de governança de determinadas empresas precisou se adaptar nestes dois anos de pandemia.

Com a produtividade drasticamente afetada, muitos profissionais de Auditoria Interna não estavam preparados para aplicar suas técnicas e realizar as suas atividades operacionais no formato remoto, contribuindo com a melhoria dos processos e controles e com a redução dos custos e despesas operacionais.

Em curto prazo, observou-se que algumas empresas rapidamente se reinventaram e conseguiram executar as suas atividades principais neste novo formato remoto. Elas aprenderam a converter os trabalhos em campo, realizados presencialmente, pela utilização de ferramentas e recursos tecnológicos, ou seja, o home office.  

Esse movimento já era previsto há alguns anos, entretanto, com a chegada da pandemia, todo este processo foi antecipado. Por uma questão de sobrevivência, para atender às necessidades das empresas, os profissionais precisaram se atualizar e se reinventar, afinal, alguns setores da economia estavam sendo intensamente requisitados no mercado. 

Independentemente do setor econômico da empresa, foi necessária a participação da Auditoria Interna para a realização de trabalho para mitigar os riscos previstos com todas estas mudanças, pois estes profissionais se tornaram imprescindíveis para o sucesso e sustentabilidade das empresas. Aqueles que tiveram medo, limitação técnica ou dificuldade em aceitar as transformações, foram prejudicados e não conseguiram se sustentar neste novo cenário, durante e pós pandemia. 

As empresas amadureceram e identificaram que os profissionais conseguiram desenvolver suas atividades operacionais satisfatoriamente, no entanto, diante deste cenário, esquecemos que para o crescimento profissional é fundamental haver o “network” / convívio com outras pessoas.

A troca de conhecimento e a prática são imprescindíveis para o sucesso profissional, e isso foi parcialmente perdido no período de pandemia. Aos poucos, governantes iniciaram a revogação das regras rígidas impostas durante o pico da pandemia em 2020, mas a resistência de alguns profissionais ainda prejudica este convívio.

Somos solidários e respeitamos a todos que, infelizmente, perderam pessoas próximas e queridas, mas precisamos aos poucos mudar, pois podemos desaprender ao longo do tempo algumas habilidades que são essenciais para a execução de nossas atividades e para o nosso crescimento profissional, que são as Soft Skills. 


Nós, como diretores do IIA Brasil, já começamos a oferecer treinamentos in company e pretendemos, ainda neste ano de 2022, realizar pequenos encontros técnicos para associados no formato presencial, com o objetivo de diminuir o medo destes profissionais do convívio mais próximo.

Dessa forma, esperamos que em 2023 possamos realizar o maior encontro de profissionais de Auditoria Interna e áreas afins em um espaço físico, podendo nos aculturar com temas relevantes e técnicos, bem como a troca de experiências. 

As mudanças serão gradativas, os encontros presenciais retornarão aos poucos, gerando segurança e pensando sempre no bem-estar de nossos associados e nas suas expectativas.  
 

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