A vida com um auditor em quarentena
05/08/2020
A pandemia do COVID-19 obrigou grande parte do mundo a se isolar, enquanto agentes de saúde pública das nações ao redor do mundo trabalham para barrar o contágio da doença. Isso criou diversas tensões conforme as pessoas são forçadas ao confinamento e estranhas dinâmicas sociais surgem. Isso pode ser particularmente estressante para as famílias e amigos de auditores internos.
Apesar de ter trabalhado muitos anos para derrubar estereótipos sobre profissionais de auditoria interna serem entediantes ou obsessivos, é preciso admitir que conviver de perto com alguém de personalidade forte por um longo período pode ser desafiador.
Como já escrevi anteriormente, auditores internos são um grupo sério. O trabalho que fazemos é imbuído de integridade, honestidade e independência. também não somos sempre as pessoas mais flexíveis. Não é surpreendente, portanto, que profissionais de auditoria interna possam ser vistos como solenes, sérios e até austeros. Gosto de brincar que auditores internos acreditam que há males que só vêm para o mal mesmo.
Esta semana, eu estava imaginando como seria ouvir pessoas presas em isolamento com um auditor interno. Talvez uma coluna fictícia de conselhos para aqueles que se encontram nessa situação poderia ajudar a aliviar o estresse. Portanto:
Conselhos para os Superavaliados ou Bem-Aconselhados
Querido Sr. Chambers,
Meu marido está me enlouquecendo. Desde que ele começou a trabalhar em casa por conta da pandemia da COVID-19, ele tem se tornado cada vez mais obcecado em auditar nossa família. Está fugindo do controle. Primeiro, ele insistiu em criar uma planilha de consumíveis, apesar de eu já ter um aplicativo de compras de mercado. Então, ele criou um cronograma para nossos cachorros “fazerem as necessidades”. Agora, ele está insistindo que organizemos os nossos jantares de acordo com as datas de validade de tudo na despensa. Não comemos nada além creme de milho velho e miojo por uma semana. Socorro!
A Desesperada de Des Moines
Querida Desesperada,
Sugiro lembrar ao seu marido que o regulamento 2210.A1 do IIA exige que auditores internos conduzam uma avaliação preliminar dos riscos relevantes para a atividade em análise. Ele deveria também se conscientizar dos riscos da dieta pouco saudável que ele está recomendando. Eu recomendo que você discorde das recomendações dele.
Querido Richard,
Eu sei que muitos estão lidando com as consequências da pandemia, então, não quero soar como um reclamão, mas estou preocupado com a minha esposa. Ela é uma auditora interna que tem trabalhado de casa desde março, e eu acho que o estresse a está afetando. Noite passada, ela acusou nosso filho mais novo de fraude de mesada. O que posso fazer?
O Preocupado de Washington
Querido Preocupado,
Fraude é um assunto sério em qualquer organização – inclusive no lar. Com a pressão criada pelo isolamento social e as distrações na criação dos filhos gerando oportunidades, você já tem duas das três partes do Triângulo da Fraude. Eu sugiro que o filho mais novo seja trazido para uma entrevista, antes que vocês decidam proceder com uma investigação formal.
Querido Richard,
Como que alguém pode ser tão obcecado com reciclagem? Meu marido e eu gritamos um com o outro ontem à noite sobre separar o papel e plástico da nossa casa no lixo. Eu sei que ele está muito estressado sobre ter que auditar de casa nos últimos dois meses, mas eu não acredito que aplicar um processo Six Sigma aos recicláveis deveria ser tão controverso.
A Frustrada de Hoboken
Querida Frustrada,
Utilizar metodologias comprovadas para aumentar a eficiência de processos críticos não deveria ser descartado tão facilmente. Eu sugiro que você investigue se seu marido está oferecendo avaliação ou assessoria no que diz respeito à reciclagem. Se ele estiver meramente oferecendo conselhos, agradeça-o por sua ajuda e faça como quiser.
Querido Richard,
Estou com um pequeno problema que se tornará grande... logo! O colega com quem divido o apartamento está ficando um pouco obcecado com o uso de... bem... digamos “produtos essenciais de papel”. Você pode estar ciente de que houve uma escassez de certos produtos de higiene pessoal e meu colega está levando a sério demais seu papel como auditor interno profissional. Quero dizer, eu sei que devemos economizar o que temos, mas numerar cada pequena folha, anotar usos diários e manter uma planilha relacionada não seria ir longe demais?
O Estressado de Seattle
Querido Estressado,
Claramente, seu colega de quarto está prevendo um risco emergente na sua residência. Você deveria valorizar os esforços dele, em vez de vez de resmungar. No entanto, você deveria se certificar de que ele esteja seguindo suas próprias recomendações antes de aplicá-las a você.
Sr. Chambers,
Por favor, nos ajude! Nossos pais são auditores internos que estão trabalhando de casa. Eu, meu irmão e irmã não podemos fazer NADA ou ir a LUGAR ALGUM. Eu ODEIO isso! Eu vou MORRER, sério! A gota d’água foi quando meu pai entrou em todas as nossas contas do Tik Tok e Instagram para verificar as configurações de segurança. Eu estou com tanta vergonha que vou literalmente MORRER! Por favor, por favor, por favor, nos ajude, antes que a gente MORRA!
Morrendo em Dallas
Querido(a) Morrendo,
Certifique-se de que suas senhas estejam seguras e, a qualquer custo, não conceda acesso ao seu pai. Eu tenho contas de Tik Tok e Instagram também. Você provavelmente vai receber um aviso de advertência caso ele tenha acesso.
Espero que esse serviço público ajude as famílias e amigos de todos os meus companheiros e colegas da auditoria interna a não só sobreviverem ao isolamento social, como também construírem relações melhores com seus entes queridos da auditoria interna.
Como sempre, aguardo seus comentários.
Divulgação:
Richard F. Chambers, presidente e CEO do Global Institute of Internal Auditors, escreve artigos semanais para um blog da InternalAuditor.org sobre assuntos e tendências relevantes para a profissão de auditoria interna.
Este artigo foi reproduzido do InternalAuditor.org com permissão do Instituto de Auditores Internos, Inc. traduzido do inglês para o português.
Tradução IIA Brasil