HOME > Notícias > ASSAE MT - Auditores se associam a um dos mais importantes institutos do mundo

ASSAE MT - Auditores se associam a um dos mais importantes institutos do mundo

ASSAE MT - Auditores se associam a um dos mais importantes institutos do mundo
06/07/2019



Sessenta e nove auditores da Controladoria Geral do Estado (CGE-MT), o equivalente a 80% do total de profissionais da carreira, se associaram ao Instituto dos Auditores Internos do Brasil (IIA Brasil).  Trata-se da mais importante entidade da profissão no País e que está entre os cinco maiores institutos de auditoria interna em atuação no mundo dentre os afiliados ao The IIA (The Institute of Internal Auditors).
 

A associação ao IIA Brasil possibilitará aos auditores ter acesso a conteúdos, cursos e seminários técnicos exclusivos, de alto padrão nacional e internacional, para melhor gerenciamento de riscos, apoio ao combate à corrupção e aprimoramento dos controles internos no âmbito do Poder Executivo do Estado de Mato Grosso.
 

Por meio de parceria com a Associação dos Auditores da Controladoria Geral do Estado (Assae), já está programada a realização de cursos nos próximos meses, como o de técnicas de relatório e de fundamentos de auditoria no setor público, a fim de aprimorar as competências de governança, gestão de riscos, planejamento e controle.
 

Além disso, a associação ao IIA deixará os auditores mais “próximos” do Certificado Internacional de Auditor – CIA (Certified Internal Auditor), a única designação aceita globalmente. Para obter a certificação, o profissional é submetido a três etapas de exames para atestar os níveis de proficiência e conhecimento do candidato. Mesmo após a certificação, o auditor deverá integrar um programa de educação continuada para manutenção do título.
 

O superintendente de Desenvolvimento do Controle Interno, auditor Norton Glay Sales dos Santos, tem interesse em obter a certificação. “Isso significa uma atualização profissional com o que há de mais avançado na área, inclusive em nível internacional na área de controle interno. E, por consequência, melhorando as práticas profissionais do dia a dia”, destacou.
 

Quem também tem interesse na certificação é o superintendente de Desenvolvimento das Correições Setoriais, auditor Rodrigo Amorim. “Com a certificação, além de manter-se atualizado, o auditor aumenta sua credibilidade na medida em que oportuniza mais legitimidade ao trabalho e o alinhamento com as técnicas e metodologias utilizadas nos setores público e privado”, argumentou.
 

Com quase 60 anos de história, o IIA Brasil é responsável também por promover o Congresso Brasileiro de Auditoria Interna (Conbrai), o maior evento da carreira da América Latina, que, neste ano, acontecerá em setembro, em Florianópolis (SC).

 

Notícia publicada no site ASSAE MT

Receba nossa newsletter