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Auditores internos precisam ser críveis para que possam ser incríveis

Auditores internos precisam ser críveis para que possam ser incríveis
31/08/2022



Escrito por Richard Chambers em 23 de maio de 2022

Como um jovem auditor interno, nada era mais frustrante para mim do que apresentar uma boa recomendação de auditoria interna ou uma nova ideia para um cliente de auditoria (ou “auditado”, como eram chamados), apenas para serem recebidas com ceticismo e negatividade. Eu sabia que minha mensagem era importante, mas, às vezes, era desafiador superar a desconfiança e o medo que se materializavam pelo simples fato de a recomendação ter vindo de um auditor interno.

Olhando para trás, para aquelas primeiras auditorias internas, agora percebo que algumas dessas falhas de comunicação poderiam ter sido evitadas. A conclusão veio lentamente para mim: eu não entendia completamente por que algumas vezes eu tinha dificuldade de “vender” as recomendações até uma reunião de encerramento particularmente frustrante. Quase todas as recomendações que compartilhei pareciam desencadear ceticismo do cliente – até o momento em que um auditor mais experiente entrou na conversa. Meu colega repassou diversas recomendações que eu havia apresentado minutos antes e, de repente, as recomendações pareciam completamente razoáveis para nosso cliente.

Por que as recomendações foram mais persuasivas quando foram entregues por outra pessoa? Acredito que a diferença foi que o auditor sênior construiu uma relação de trabalho sólida com o cliente e estabeleceu firmemente sua credibilidade. Acredito que todos temos potencial para sermos incríveis. Mas, primeiro, temos que ser críveis.

Mesmo quando uma auditoria interna excelente foi concluída e as recomendações de auditoria interna são sólidas, muitas vezes, é difícil para os auditores internos mais jovens ou mais novos alavancarem a credibilidade. A boa notícia é que a credibilidade é um atributo no qual você pode ativamente trabalhar para melhorar. Com sorte, algumas das dicas a seguir podem ajudar você a evitar algumas frustrações que enfrentei no começo da minha carreira. 

1. Exale Entusiasmo 

Todos nós tendemos a ver pessoas que são entusiasmadas e apaixonadas pelo seu trabalho como mais confiáveis do que aquelas que não são. É difícil para os outros “comprarem” nossas ideias quando parecemos ser ambivalentes ou negativos, especialmente quando não estamos entusiasmados com nossos próprios resultados de auditoria.

Manter um tom positivo é particularmente importante quando criticamos os outros. Não é suficiente sentirmos entusiasmo; também devemos ajudar nossos clientes a se entusiasmarem com as mudanças que recomendamos. É mais fácil provocar entusiasmo quando mantemos uma atitude positiva e nos concentramos em resolver problemas, não em encontrar falhas. Na próxima vez que você se sentir tentado a dizer “você fez errado”, em vez disso, tente dizer “vamos descobrir qual é o problema e ver se há uma maneira melhor de fazer isso”.

2. Demonstre seu cuidado e preocupação

Se você demonstrar que genuinamente se preocupa com seu cliente de auditoria e com os problemas dele, estará no caminho certo para estabelecer credibilidade. Sim, entregar resultados é crucial para a credibilidade pessoal – mas nada é mais crítico do que manter os relacionamentos positivos enquanto também entrega resultados. Quando você demostra preocupação genuína com seus clientes, você também os convence de que suas recomendações de auditoria serão do interesse deles.

3. Projete Profissionalismo 

Pode nem sempre parecer justo, mas somos julgados não apenas pelas nossas ideias e recomendações, mas também pela forma como as apresentamos. Se você costuma se vestir desleixadamente, usar gírias ou palavrões, manter uma área de trabalho desorganizada, chegar atrasado para reuniões, ou verificar suas mensagens de texto e e-mails durante a reunião de encerramento, não se surpreenda quando clientes assumirem que você é desleixado com o seu trabalho. Ser profissional e organizado em suas roupas, fala e ações vai ajudar você a garantir que suas ideias sejam levadas a sério.

4. Comunique-se continuamente, francamente e (quase) completamente.

As comunicações contínuas podem solidificar sua reputação como alguém que está aberto à discussão, mesmo quando a discussão envolve discordância. A visibilidade também é fundamental: se seus colegas de trabalho e clientes não lembram do seu nome ou rosto, você não estabeleceu totalmente a credibilidade.

Não estou sugerindo que você parecerá mais confiável se monopolizar o tempo da reunião ou bombardear outras pessoas com grandes quantidades de detalhes minuciosos: escutar é tão importante quanto falar para estabelecer credibilidade. Também não quero dizer que discrição não seja importante. Os auditores internos frequentemente lidam com informações confidenciais, e nada pode destruir a confiança e a credibilidade mais rapidamente do que fofocar ou deixar de preservar a confidencialidade. Devemos ser particularmente cuidadosos ao concordar em permanecer calados em relação a situações potencialmente ruins: você não pode conseguirá ser confiável como auditor interno se concordar em ocultar algo imoral ou ilegal, e isso pode custar sua carreira.

5.  Seja responsivo e cumpra com os compromissos

Uma reputação confiável é essencial para estabelecer credibilidade, e cumprir com suas tarefas e promessas mostra a seus clientes e colegas de trabalho que você é confiável e seguro.

A comunicação é essencial, caso você vá perder algum prazo ou compromisso; mas, mesmo que você se comunique com todas os envolvidos sobre o atraso, dar muitas desculpas eventualmente destrói sua credibilidade. Talvez seu cachorro realmente tenha comido seu relatório de auditoria, mas isso não mudará o fato de que o relatório não foi entregue quando foi prometido. Quando se trata de estabelecer credibilidade, os resultados são mais importantes do que desculpas, então, é importante não fazer promessas, a menos que tenha certeza de que poderá cumpri-las.

6. Esteja Preparado 

Se você não está preparado para reuniões ou não sabe do que está falando, você não tem credibilidade, não importa o que mais você possa agregar naquele momento. A preparação é especialmente importante para auditores internos, porque cada nova auditora nos coloca em uma nova situação de trabalho. Fazer perguntas é fundamental para uma auditoria interna bem-sucedida e pode ajudar a construir credibilidade, mas é importante fazer sua lição de casa para não fazer perguntas desnecessárias.

Se você não se preparou aprendendo antecipadamente sobre sua indústria e lendo arquivos de auditorias anteriores, por exemplo, está destruindo sua própria credibilidade e desperdiçando o tempo da gestão.

7.  Acerte!

Como Nathaniel Hawthorne disse, “a precisão é a irmã gêmea da honestidade; e a imprecisão, da desonestidade”. Não importa se a imprecisão for um erro por descuido, um exagero deliberado ou uma mentira evidente, um auditor interno com a reputação de ser impreciso sempre terá um problema de credibilidade. Se você estiver incerto de seus fatos... verifique-os. Se você estiver incerto dos procedimentos de auditoria, peça uma segunda opinião.

Construir credibilidade leva tempo, mas uma sólida reputação de confiança e credibilidade pode acompanhá-lo pelo resto de sua carreira e, para os auditores internos, o esforço sempre vale muito a pena. Compartilhei algumas das minhas dicas favoritas para estabelecer credibilidade, mas muitos outros fatores são importantes. Se você testemunhou outras formas pelas quais um auditor interno ganhou (ou perdeu) credibilidade rapidamente, compartilhe-as. Todos nós gostaríamos de aprender com a sua experiência.

© 2022 Richard F Chambers and Associates, LLC. Usado com permissão.

Autor Richard F. Chambers, texto publicado em 25 de maio de 2022, no site oficial de Richard Chambers.

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