COVID-19 Quick Poll: auditores internos lidam com ameaças enquanto aproveitam oportunidades
26/05/2020
Durante a pandemia do COVID-19, o The IIA está concentrando grande parte de seus esforços em fornecer aos profissionais as informações de que precisam, não apenas para sobreviver, mas para prosperar nessa crise. Nossa mensagem consistente aos membros e, na verdade, a qualquer pessoa associada à nossa importante profissão, é que alavanquemos o valor da auditoria interna para ajudar as organizações a enfrentar essa crise.
COVID-19 Impact on Internal Audit, a mais recente pesquisa rápida do CAE feita pelo Audit Executive Center, fornece evidências de que muitos estão fazendo exatamente isso. Com base nas respostas de mais de 400 chefes executivos de auditoria (CAEs) e diretores norte-americanos em uma pesquisa realizada de 9 a 13 de abril, a pesquisa constatou que as funções de auditoria interna estavam ativamente envolvidas na resposta de suas organizações ao COVID-19. Isso incluiu assumir tarefas especiais, como projetos de identificação de economia de custos, rastreamento de despesas e mitigação de riscos.
Tudo isso está ocorrendo em um cenário de perturbações significativas, já que o distanciamento social e outras medidas destinadas a reduzir a pandemia afetaram a equipe, a produtividade e os lucros. De fato, mais de um quarto (28%) dos participantes da pesquisa reportou preocupação moderada a extrema com a viabilidade financeira de longo prazo de suas organizações. O impacto foi significativamente maior nos setores afetados diretamente pela pandemia — 51% dos entrevistados envolvidos em assistência médica e social responderam da mesma forma.
Quando se trata do impacto do COVID-19 sobre os recursos da auditoria interna, os resultados da pesquisa foram confusos. Por um lado, a maioria dos entrevistados reportou que a equipe e os orçamentos não haviam sido severamente afetados pela pandemia e seu consequente ralo financeiro/econômico. Sessenta e um por cento dos orçamentos reportados tinham permanecido iguais ou sido aumentados até o momento. A estruturação da equipe sofreu menos impactos, com 74% reportando que não havia sido afetada. No entanto, 40% dos entrevistados em organizações voltadas para o consumidor, como varejo, alimentação e viagens, disseram estar enfrentando cortes no pessoal.
No geral, a pesquisa rápida mostra uma imagem positiva sobre o papel da auditoria interna em resposta a esta crise. Acredito que isso mostra que os stakeholders estão acolhendo as informações da auditoria interna e estão buscando novas formas de aproveitar as habilidades e ideias que ela oferece.
Os resultados da pesquisa rápida também fornecem uma visão aprofundada de como as funções de auditoria interna estão modificando os planos de auditoria para identificar e mitigar riscos relacionados a pandemias. Citando o relatório:
“No geral, os líderes de auditoria interna estão demonstrando flexibilidade e agilidade em resposta ao ambiente dinâmico de riscos causado pelo COVID-19. Três quartos das funções de auditoria interna atualizaram seus planos de auditoria. Dois terços estão identificando riscos emergentes e mais da metade já atualizou sua avaliação de riscos.”
Essas são estatísticas positivas e encorajadoras, que demonstram o que chamei de "auditoria na velocidade do risco". Assim como para os dados sobre estruturação da equipe e orçamentos, o relatório também fornece detalhamentos por indústria sobre modificações nos planos de auditoria.
A pesquisa também analisou em detalhes o tipo de trabalho que as funções de auditoria interna estão realizando durante a pandemia. Os resultados mostram que muitas funções de auditoria interna estão operando com agilidade, com a flexibilidade necessária para uma abordagem "todos a bordo". Citando o relatório:
“Mais da metade dos entrevistados descontinuou ou reduziu o escopo para alguns trabalhos de auditoria e quase a metade cancelou alguns trabalhos de auditoria. Onde os líderes de auditoria interna demonstram agilidade, nota-se o fato de que quase 4 em 10 entrevistados acrescentaram novos trabalhos devido ao COVID-19 e 4 em 10 redirecionaram a equipe, para deixar de lado seu trabalho normal de auditoria para ajudar suas organizações neste período de crise, fazendo um trabalho que não é de auditoria."
A parte final do relatório mostra como as organizações estão respondendo a áreas de risco específicas durante a pandemia. Como era de se esperar, quase metade (48%) aumentou os esforços em torno do planejamento de continuidade de negócios. Além disso, mais de 4 em 10 reportaram um foco adicional sobre a cibersegurança, gerenciamento de riscos corporativos, fraude e controle/redução de custos.
Aqui, os detalhamentos dos dados por indústria fornecem insights ainda mais ricos. Por exemplo, as maiores mudanças nos planos de auditoria para os entrevistados das indústrias voltadas para o consumidor, manufatura, assistência médica e assistência social se concentraram no controle/redução de custos. Por outro lado, os entrevistados do setor de administração pública viram um foco maior sobre a cibersegurança e os riscos de TI.
Encorajo meus leitores a procurar o relatório da pesquisa em nossa página de recursos sobre o COVID-19, COVID-19 Resource Exchange, na guia “Additional Resources Powered by AEC". Assim como na primeira Quick Poll do AEC, embora as respostas sejam limitadas à América do Norte, acredito que as descobertas forneçam informações importantes para os CAEs de qualquer lugar do mundo.
Como sempre, aguardo seus comentários.
Divulgação:
Richard F. Chambers, presidente e CEO do Global Institute of Internal Auditors, escreve artigos semanais para um blog da InternalAuditor.org sobre assuntos e tendências relevantes para a profissão de auditoria interna.
Este artigo foi reproduzido do InternalAuditor.org com permissão do Instituto de Auditores Internos, Inc. traduzido do inglês para o português.
Tradução IIA Brasil