ND - Em Florianópolis, Congresso Brasileiro de Auditoria falará sobre transparência
13/09/2019
Na próxima segunda-feira (15), Florianópolis se tornará a Capital brasileira da auditoria. Com o objetivo de prever como a robótica impacta nos processos de transparência, 850 profissionais da área vão se reunir no Centrosul, no centro da cidade, para participar da 39ª edição do Conbrai (Congresso Brasileiro de Auditoria Interna).
Durante dois dias, referências de todo o mundo irão debater questões de gestão corporativa que impactam diretamente na competitividade de empresas públicas e privadas. Na terça-feira, o ministro da CGU (Controladoria-Geral da União), Wagner Rosário, fará uma palestra para os participantes.
O Conbrai também será palco de apresentações de alguns dos mais respeitados auditores do mundo, como o americano Larry Harryton, um dos pioneiros na aplicação da inteligência artificial no ambiente da auditoria. Além dele, Robert Hirth, referência global em controles internos fará uma apresentação.
O americano presidiu, entre 2013 e 2018, o COSO (Comitê das Organizações Patrocinadoras da Comissão Treadway). Trata-se de uma entidade criada em 1985, nos Estados Unidos, cuja missão é desenhar e estabelecer procedimentos capazes de prevenirem e mitigarem fraudes dentro de corporações. É tido como o principal ‘norte’ para a questão de controles internos no ambiente corporativo.
Completa a lista de ícones internacionais, o professor Miklos Vasarhelyi, da universidade de New Jersey. Inventor do conceito de auditoria contínua, o docente é um dos líderes mundiais em pesquisas sobre novas tecnologias no ambiente contábil.
Notícia publicada no site ND+