On the Frontlines: Como Comentar as Novas Normas
12/04/2023
Escrito por Urton Anderson em 1º de março de 2023
Durante o período de comentários públicos de 90 dias, as pessoas são incentivadas a oferecer feedback sobre as novas Normas Globais de Auditoria Interna.
Hoje, o The IIA divulgou um rascunho das novas Normas Globais de Auditoria Interna para comentários públicos. O rascunho marca o culminar de mais de dois anos de trabalho do International Internal Audit Standards Board e da equipe do IIA. Durante esse período, a equipe reuniu informações de profissionais globais de auditoria interna e stakeholders sobre o Framework Internacional de Práticas Profissionais, incluindo as Normas Internacionais para a Prática Profissional de Auditoria Interna. O resultado é uma estrutura totalmente nova e várias novas normas.
O propósito do período de comentários públicos é coletar ampla contribuição de uma gama ainda maior de stakeholders sobre a nova estrutura e conteúdo das Normas Globais de Auditoria Interna — o novo IPPF para a profissão. Essa revisão adicional garante que as Normas sejam precisas, completas, claramente redigidas e aplicáveis a todas as funções de auditoria interna, incluindo funções de pequeno porte, funções terceirizadas e as do setor público. O conselho também está interessado em saber se os auditores internos acham que os benefícios da implantação dos requisitos de uma norma justificam os custos.
Para coletar esse feedback, a equipe de pesquisa do The IIA criou uma ferramenta de pesquisa que permite que indivíduos e organizações comuniquem facilmente suas opiniões sobre a nova estrutura das normas e suas seções individuais, incluindo domínios, princípios e normas. Você pode acessar a pesquisa e a versão completa do rascunho de exposição das novas Normas, com instruções para fornecer feedback, em theiia.org/IPPFEvolution.
O rascunho das Normas tem mais de 100 páginas e, idealmente, deve ser lido do início ao fim. Mesmo com as restrições de tempo, no entanto, ainda é possível fornecer informações valiosas ao conselho. Aqui estão algumas dicas para abordar sua revisão:
1. Leia a Introdução às Normas Globais de Auditoria Interna, que oferece uma visão geral de:
- A nova composição das normas individuais: requisitos, considerações para implantação e considerações para evidências de conformidade.
- A nova estrutura geral de todo o corpo de normas, agora organizada em cinco domínios temáticos.
2. Leia o Domínio I, o Propósito da Auditoria Interna. Este domínio não tem princípios ou normas, mas fornece a base geral para entender e articular o valor da auditoria interna. A pesquisa inclui uma oportunidade para comentar sobre a declaração de propósito geral.
3. Decida qual dos domínios restantes é mais pertinente para você. Se você for um auditor de equipe, o Domínio II (Ética e Profissionalismo) e o Domínio V (Executando Serviços de Auditoria Interna) provavelmente serão aqueles em que você encontrará oportunidades para comentário. Se você é CAE, o Domínio III (Governando a Função de Auditoria Interna) e o Domínio IV (Gerenciando a Função de Auditoria Interna) são os mais relevantes, envolvendo algumas das alterações mais significativas às normas em vigor. Observe que os Domínios III e IV precisam ser lidos em conjunto, pois o Domínio III contém requisitos tanto para o CAE quanto para o conselho. No entanto, como CAE, ainda é importante revisar todo o rascunho de exposição para entender como as alterações se aplicam à sua função.
4. Uma vez em um domínio, observe o princípio de interesse e, em seguida, as normas específicas sob esse princípio. Para uma norma específica, leia a seção Requisitos. Esta é a seção mais crítica em termos de clareza, precisão e abrangência. Mas antes de fazer um comentário, você deve ler as seções Considerações para Implantação e Evidências de Conformidade, especialmente a primeira, porque os conceitos que você esperava ver nos requisitos podem ser abordados lá. Esta é também a seção que considera aplicações para funções de auditoria de pequeno porte, funções de auditoria do setor público e outras situações especiais. Você também deve verificar o glossário, caso um termo não esteja claro. Se o termo não estiver no glossário e precisar de esclarecimento, sugira-o para inclusão adicional. A ferramenta de pesquisa permite comentários específicos aqui também.
5. A seção de Evidências de Conformidade de cada norma fornece ideias sobre como as funções de auditoria interna podem demonstrar conformidade com uma norma. Comentários sobre esta seção seriam especialmente bem-vindos e podem ser úteis para atualizar o novo Manual de Avaliação da Qualidade.
A própria ferramenta de pesquisa não inclui o rascunho. Os participantes da pesquisa devem primeiro acessar a página inicial do IPPF Evolution para encontrar e revisar o PDF do rascunho antes de iniciar a pesquisa. Pode ser interessante fazer anotações sobre as seções da pesquisa que gostaria de comentar antes de começar. Você poderia até copiar e colar suas anotações na pesquisa.
Se você iniciar a pesquisa e precisar parar para continuar mais tarde, certifique-se de guardar o link de pesquisa exclusivo que aparece depois que você salva seu progresso.
Espero que você decida dar uma olhada no rascunho das Normas Globais de Auditoria Interna e comentar na ferramenta de pesquisa. Certamente, não é esperado que você comente sobre cada norma, mas qualquer feedback que você tenha será importante para o processo.
A equipe técnica do IIA processará as pesquisas recebidas e o Conselho de Normas revisará os resultados e fará as alterações apropriadas. Dada a extensão das mudanças representadas pelas novas Normas, não há dúvida de que mudanças serão feitas antes que uma versão final seja concluída.
Copyright © 2023 de The Institute of Internal Auditors, Inc. (“The IIA”).
Todos os direitos reservados.
Foi obtida permissão do detentor dos direitos autorais, The IIA, 1035 Greenwood Blvd., Suíte 401, Lake Mary, FL 32746, EUA, para publicar esta reprodução, que é igual ao original em todos os aspectos materiais, a menos que aprovada como alterada.
Este documento foi traduzido por INSTITUTO DOS AUDITORES INTERNOS DO BRASIL em 30 De Março De 2023.